Uma das primeiras propostas de imersão na natureza que o projeto Aldeias desenvolveu para as crianças do Conjunto Residencial Santa Benedita, em Altamira, foi realizada em outubro de 2021.
A oficina piloto ̈”Criança, Floresta e Poesia” contou com a participação de 14 crianças, adolescentes e jovens da periferia urbana de Altamira, produzindo poesias por meio da sensibilização a partir da natureza via uma perspectiva subjetiva, ou seja, refletindo sobre suas próprias vidas como parte do meio natural que habitam.
Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas em uma área aberta onde puderam aprender e se expressar em um ambiente natural bem próximo ao rio Xingu.
A atividade foi ministrada pelo professor universitário Paulo Vieira (UFPA) e teve como objetivo sensibilizar os participantes por meio da natureza. Já na viagem do bairro urbano para o local da ação, uma zona rural do município, as crianças puderam perceber a mudança de paisagem durante o trajeto e refletir sobre o contexto de cada lugar.
Ao chegarem no quintal onde participaram da oficina, as crianças fizeram atividades como leitura da paisagem, produção criativa de poesias além de brincarem no rio e finalizarem o dia com uma exposição dos desenhos e poesias criados por elas.
¨Foi uma experiência muito importante para que elas pudessem conhecer outras realidades. Ficaram bastante encantadas e perceberam, por exemplo, a mudança de temperatura nos lugares, falaram de plantar árvores perto das suas casas¨, afirma Vieira. ¨A parte imaginativa foi além da expectativa, criamos de forma sensível momentos para aflorar a imaginação dos participantes.¨
O projeto Aldeias busca despertar em crianças, adolescentes e nos jovens a importância da prática literária, como um direito fundamental, e como ferramenta à conservação da natureza, da vida em comunidade e da alegria da infância e juventude.