Integrando arte urbana e educação ambiental para a transformação social
Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de participar de uma experiência transformadora por meio das oficinas Ecoart promovida pelo projeto Aldeias em parceria com o coletivo Coletivo Reação de Rua Altamira Xingu (RDRAX) a Oficina EcoArt integra arte urbana e educação ambiental para a transformação social, realizada no primeiro semestre de 2022. Essas oficinas, inicialmente independentes, abordaram a educação ambiental e práticas de jardinagem, assim como a arte urbana com ênfase no lettering e muralismo.
O objetivo principal foi integrar essas práticas, criando uma abordagem social e ambientalmente consciente. Ministradas por Joaka Barros e Jennifer Bandeira (Coletivo RDRAX), os encontros foram realizados na Associação Comunitária do Conjunto Residencial Santa Benedita, resultando em uma revitalização do local por meio da expressão artística e da propagação de mudas de plantas.
A primeira parte das oficinas Ecoart foi dedicada à Arte Urbana e ao Muralismo, com uma ênfase especial na técnica do Lettering, que consiste em desenhar letras e palavras como forma de expressão sociocultural. Durante quatro encontros, os participantes exploraram diferentes estilos de arte urbana, aprenderam técnicas de pintura e tiveram a oportunidade de expressar suas próprias mensagens através das letras. Além disso, o grupo discutiu o poder transformador da arte em espaços públicos, promovendo a reflexão sobre a identidade e a cultura da comunidade.
A segunda parte das oficinas teve como foco a Iniciação à Educação Ambiental. Durante quatro encontros, os participantes mergulharam no mundo natural, explorando conceitos como sustentabilidade, conservação ambiental e práticas de jardinagem. Através de atividades teóricas e práticas, eles aprenderam sobre a importância da redução da produção de lixo, da reutilização de materiais descartados indevidamente e do descarte correto de resíduos. Além disso, os participantes foram incentivados a usar conscientemente os materiais de produção e a entender as consequências das práticas aprendidas.
Os participantes foram incentivados a explorar a criatividade e a expressão artística, enquanto também refletiam sobre a relação entre a arte e o meio ambiente. Eles puderam entender como as práticas realizadas durante as oficinas poderiam ser feitas de forma social e ambientalmente consciente. O objetivo era criar uma consciência coletiva sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.
.
O resultado das Oficinas Ecoart foi o incentivo a expressão artística dos participantes que trouxe vida e cor para as paredes da Associação Comunitária, transmitindo as histórias e os sentimentos daqueles que ali habitam. Além disso, as mudas de plantas colhidas e/ou doadas pelos participantes foram plantadas nas proximidades, contribuindo para a criação de um ambiente mais verde e acolhedor.
As oficinas proporcionaram uma experiência enriquecedora, integrando Arte Urbana e Educação Ambiental de forma consciente e transformadora. Através da expressão artística e da propagação de mudas de plantas, crianças e adolescentes do bairro são incentivados a tornarem-se agentes de mudança em sua própria comunidade. A conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental foi disseminada. As oficinas Ecoart são um exemplo inspirador de como a arte e a educação juntas podem promover a transformação social e ambiental.
Essa atividade teve o apoio do Fundo Casa Socioambiental e do CESE.