Amazônia Cria

Celebrando a juventude com arte e cultura em Altamira

Em 2022, demos vida ao evento Amazônia Cria, uma celebração em homenagem ao Dia das Juventudes (12 de Agosto). Com o objetivo de criar um espaço de protagonismo e ampliar a voz das juventudes de Altamira, esse evento trouxe consigo a arte e atividades educativas, proporcionando apresentações artísticas, culturais e discussões sobre o fortalecimento das políticas públicas para a juventude, cultura, educação e meio ambiente em Altamira.

As atividades aconteceram entre os dias 10 e 13 de Agosto de 2022 no bairro Santa Benedita, onde o Aldeias atua durante todo o ano e também produzimos atividades  no coreto da Praça da Independência, espaço público na região central da cidade. Toda a programação foi gratuita e com grande envolvimento da comunidade. 

Ocupamos a associação do bairro com  oficinas criativas de arte urbana como grafite, stencil e hip hop  e ocupamos a Praça da Independência com oficinas de dança, batalha de hip hop, performance, mostra audiovisual, discotecagem e shows.  

O grande destaque do evento foi a apresentação da rapper Nic Dias e do MC Super Shock , jovens expoentes da cena de hip hop do Pará, que finalizaram o evento na Praça da Independência junto com a discotecagem e oficina de hip hop realizada pelo Bambata Brothers (Jeft Dias e Gerson Júnior).

Veja como foi o evento Amazônia Cria na reportagem produzida pela TV Record de Altamira/PA 

O evento foi produzido juntamente com o coletivo de arte e cultura urbana Reação de Rua, liderado pelo jovem Joaka Barros. Os jovens foram responsáveis por ministrar e facilitar as atividades de muralismo (grafite) e stencil no bairro Santa Benedita. 

A parceria teve como objetivo engajar e fortalecer o coletivo que já é responsável por produzir diversos eventos de cultura urbana em Altamira/PA. 

Destacamos também a programação Papo Reto, que ocorreu no coreto da Praça da Independência, com uma série de discussões entre jovens lideranças, artistas e coletivos de Altamira sobre políticas públicas para a juventude na Amazônia, conversas sobre o cenários e protagonismo das juventudes da região do Médio Xingu, além de debates sobre perspectivas, desafios e oportunidades para a juventude local por meio da produção cultural e a exposição da experiência em produção audiovisual e fotográfica pelo jovem indígena Mitã Xipaya. 

A ocupação da Praça da Independência teve performances e shows, entre elas a oficina de dança com Andressa Sousa, performance do Coletivo Inunda, apresentação de Carimbó com a jovem dançarina Alessandra Azevedo e discotecagem da Princesinha do Xingu (Adélia). 

O evento se estabeleceu como um espaço plural e oportuno para a formação de uma rede jovem colaborativa com muita potência e na defesa do território da Amazônia e no fortalecimento dos coletivos que atuam na região. 

Agradecemos a todas as organizações que integraram o evento e em especial aos apoiadores que colaboraram na realização do evento: 

Co-realização e produção: Reação de Rua – Altamira Xingu

Parceria: 

Instituto Juma; Coletivo Mulheres do Xingu ; Saúde na Amazônia (Health in Harmony); Lilo Clareto Fotografia; Jovens pelo Futuro Xingu; Juventude Médio Xingu; Inunda ATM.

Apoio:

ICS – Instituto Clima e Sociedade; SECULT ; SEMOVI

Mostra Audiovisual: 

Arte Comunicação Xingu

Fotografia: 

Xiku’s Produções, Fotografia e Treinamentos

Jennifer Bandeira

Publicações relacionadas