Fortalecendo as vozes da juventude e conectando gerações em defesa da Amazônia
Celebramos, em 2022, a realização de atividades muito importantes para o engajamento de jovens amazônidas da região de Altamira/PA. Entre elas, o Geração Amazônia, realizado pelo Aldeias, onde conseguimos reunir diversas organizações, coletivos e pessoas da sociedade civil para discutir políticas públicas, infâncias, juventudes, ampliar a voz em defesa do meio ambiente e em homenagem ao Dia da Amazônia.
O evento foi realizado na comunidade do Santa Benedita, no dia 03 de Setembro com roda de conversa com nossa liderança Daniela Silva, a cacique Juma Xipaya (Instituto Juma) junto com membros das famílias e crianças do bairro e em um barco sobre o Rio Xingu, no dia 04 de Setembro, onde realizamos rodas de conversa, dinâmicas e webinário.
Foram feitas exposições em rodas de conversa sobre Políticas Públicas para a infância e juventudes no Médio Xingu com representantes dos principais coletivos da região como Mulheres do Xingu, Mães do Xingu, Juventudes do Xingu, Jovens pelo Xingu e Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Altamira, membros de comunidades ribeirinhas da Terra do Meio, da Universidade Federal do Pará (UFPA), dos Conselho Estadual do Direito da Infância e Conselho Municipal da Criança e Adolescente, além da participação de diversas crianças de Altamira.
O eventou iniciou com a participação remota da jovem ativista Val Souza da Resex Chico Mendes (Acre), estudante de direito e integrante da Rede de Jovens líderes em áreas protegidas e conservadas da América Latina e Caribe (ReLLAC – Jovens) que apresentou o Manifesto Jovens da Amazônia para o Planeta.
Tivemos a honra da participação de nossa conselheira, ambientalista e jornalista Eliane Brum, que apresentou a plataforma trilíngue de Jornalismo Sumaúma e conversou sobre Emergência Climática e ações diretas pela defesa da Amazônia no Médio Xingu junto com jovens dos coletivos locais como o Reação de Rua, que realizam atividades de arte e cultura urbana e são parceiros do Aldeias.
Nossos conselheiros Marcelo Salazar, coordenador da organização Saúde na Amazônia apresentou um histórico da região junto com Toinha (Antonia Pereira Martins) do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira Campo e Cidade.
Nosso conselheiro Alexandre Sampaio, Coordenador da International Accountability Project, esteve presente remotamente apresentando informações importantes sobre financiamento de grandes empreendimentos e seus riscos às comunidades da Amazônia.
Além das falas, tivemos rodas de cocriação de propostas para os candidatos da Eleição 2022 com a participação de todos os participantes do evento, no dia 04.
Realizamos também uma roda de conversa plural sobre a pauta de defesa do território do Médio Xingu com a participação dos candidatos e ativistas Jackson (Movimento Atingidos por Barragens), Vitoriano Bill (Sindicato dos Professores) e Mônica Brito (Coletivo Mulheres Negras).
Um importante momento do evento foi a ação direta em defesa do Médio Xingu com a exposição de uma faixa sobre o rio em defesa das comunidades locais que estão sendo ameaçadas pela instalação da mineradora canadense Belo Sun na região da Volta Grande do Xingu, já tão impactada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
E ao final, encerramos a atividade com um show exclusivo criado pelo produtor musical e pesquisador de cultura popular Alfredo Bello (Luis Alfredo Coutinho Souto) que reuniu homens e mulheres entre adultos e jovens de diferentes regiões de Altamira e do Médio Xingu que cantaram e declamaram poesias em defesa e homenagem a Amazônia.
O grupo foi formado pelo coordenador de cultura do município de Altamira, George Paez (guitarra), pela geografa Claudiane Faria (voz), pelo produtor musical Alfredo Bello (baixo), Irmã Telma (percurssão), os jovens músicos Dudu (percurssão) e Derley D’Roots (teclado), pelos MC Joaka, Hiago e pelo jovem indígena, também MC, João Parakanã que cantou letras na língua de seu povo e os ribeirinhos Sergio e Jeane da comunidade Maribel, que declamou uma linda poesia durante a apresentação.
Esse foi um evento marcante e estamos empenhadas em realizar uma nova edição em 2023 para fortalecer nossas relações em defesa da região e de suas populações, contribuindo para a ampliação das vozes das crianças e jovens de Altamira, principalmente os da região periférica, sempre criando propostas com a força e criatividade da juventude e ao mesmo tempo honrando a luta dos defensores da floresta na região.
Encaminhamos um documento com as propostas criadas durante o evento a diversos candidatos eleitos e lideranças locais.
Agradecemos a todas as organizações que nos apoiaram e participaram do evento:
Co-produção: Reação de Rua – Altamira Xingu
Parceria:
Instituto Juma
Coletivo Mulheres do Xingu
Lilo Clareto Fotografia
Apoio:
ICS – Instituto Clima e Sociedade
Jovens pelo Futuro Xingu
Juventude Médio Xingu
SAMA – Saúde na Amazônia
SUMAÚMA Jornalismo
Participação:
UFPA
NUCA – Núcleo da Criança e Adolescente de Altamira
Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Altamira
Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Pará
Rede de Jovens líderes em áreas protegidas e conservadas da América Latina e Caribe (ReLLAC – Jovens)
Movimento Atingidos por Barragens
Fotografia e filmagem:
Xiku’s Produções, Fotografia e Treinamentos
Rotundus (Jennifer)
Ambé Fotografia (Soll)